Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/storage/3/81/ab/winefit/public_html/news/wp-includes/plugin.php on line 580

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/storage/3/81/ab/winefit/public_html/news/wp-includes/plugin.php on line 580

VINI ESTREMI (vinhos extremos)

No começo de setembro tive a  oportunidade de conhecer um novo tipo de vinho, não estou falando de uma nova uva ou de um novo terroir, mas do  “Vino Estremo”.

Os vinhos estremos são chamados também de “Vinhos Heroicos” são vinhos que são e serão para sempre produzidos com muita fadiga e com muito suor.

Muitas vezes esses vinhos são produzidos em localidades tão escondidas que são praticamente desconhecidas.

Esse são lugares morfologicamente muito difíceis, muitas vezes são de tamanhos minúsculos por ser escondidos ou extremamente difíceis de alcançar.

Trata-se de minúsculos pedaços de montanhas de pedra ou muito pendentes em cima do mar.

Por ser tão escondidos e tão rústicos conseguiram sobreviver á  guerras, as pragas e as catástrofes.

Estou falando por exemplo dos vinhedos nas beiras de vulcões, nas alturas, lugares aonde fica impossível chegar com maquinas e que ainda hoje o único jeito para alcança-los são os animais ou mesmo aos mais corajosos serem humanos.

A Itália é rica de lugares assim e é, em esse lugares aonde ainda achamos uvas cultivadas á séculos e ainda intactas com videira de mais de 150 anos.

Os produtores desses vinhos fazem questão de dizer que para produzir em esses condições extremas não basta somente a paixão, mas precisa ter o amor que é muito mais forte e que não acaba.

São esses heroicos produtores que nós apresentam vinho incríveis, mas as vezes de difícil compreensão e muitas vezes desconhecidos.

Vinhos ricos de historia, vinhos raros que as vezes não superam a produção de poucas milhares de garrafas, vinhos autênticos que se diferenciam totalmente dos vinhos mais globalizados que hoje se encontram com facilidade em vários lugares no planeta.

Nessa minha viagem tive a oportunidade de visitar uma vinícola que me impressionou muito, trata-se da MARISA CUOMO esse é o nome dessa Heroína que produz um vinho fantástico que já foi eleito o melhor vinho branco da Itália o “FIOR DI VINO” elaborado em pequenos pedaços de vinhedos localizados nas impérvias montanhas de Furore em cima da encantadora ‘Costiera Amalfitana”.Não precisa nem falar qual é visual de cima da vinícola, com Amalfi em baixo e um mar maravilhoso. No dia que visitei os vinhedos o dia não era dos melhores, mas com tudo isso foi espetacular.

As videira das uvas Fenile, Ginestra e Ripoli são plantadas horizontalmente, ou seja elas saem da parede de rocha para depois ser sustentadas por uma armação de madeira (castanho) que sustenta os galhos criando lindas pérgolas. (Foto anexo).

Algumas dessa videiras chegam á 150 anos e são em pé franco ou sem enxerto por não ter sido atacadas pela filoxera no final do século 19.

Para ter uma ideia a unicidade desses vinhos as uvas produzidas e vinificadas pela vinícola Marisa Cuomo são: Fenile, Piedirosso, Ginestra, Pepella, Ripolo, Sciascinoso, Tintore e Tronto.

A colheita é feita manualmente transportando pequenas caixas com no máximo 15/18 Kilos que são levadas até o lugar de vinificação que é completamente cavada na rocha (foto acima).

Nesse caso o resultados é um vinhos rico, bastante mineral com rico e complexo com grande longevidade.

Os VINOS ESTREMOS são de fácil identificação por ter impresso, no contrarrótulo o logo abaixo indicado:

Anna Rita Zanier
Sommeliére e colaboradora da WINEFIT