Rioja 2014 – Apanhado dos produtores (1ª parte)

1380614_89905272Não pode ter sido por acaso que os vinhos de Rioja foram destaque nas edições de final do ano passado em três das mais influentes publicações especializadas no assunto, “Wine Advocate” (de Robert Parker), “Decanter” e “Wine Spectator”. Na primeira, quarenta páginas foram dedicadas à região; na revista inglesa há três tintos riojanos entre os dez primeiros da lista dos 50 melhores do ano; e na americana, é da Rioja o vinho que encabeça a lista dos Top 100 de 2013. Nenhuma delas (nem eu) “descobriu a pólvora”. É simplesmente o reconhecimento de que, depois de três ou quatro décadas à deriva, Rioja despertou e retomou seu lugar de região mais importante da Espanha, conquistando, com vinhos diferenciados, importante espaço no cenário vinícola internacional.

Depois de um período de transição – a década de 1990 -, em que um “tsunami” de modernidade estremeceu a arcaica vitivinicultura local, Rioja entrou no século XXI presenciando uma contemporização entre as frentes. De dez anos para cá nota-se uma convergência nos dois estilos, resultando no que hoje se pode chamar clássico e contemporâneo. É o que mostra um primeiro apanhado (que continua na próxima semana) dos produtores mais interessantes presentes no mercado brasileiro.

Vale notar que na relação dos vinhos disponíveis hoje no Brasil há muitos de safras mais antigas, que já não estão à venda na origem. Isso denota que as garrafas não estão girando, fazendo com que as importadoras não se disponham a atualizar o estoque. Não vejo isso como um problema, já que são vinhos que, em geral e se conservados de forma adequada, têm capacidade para envelhecer. Lembrando que um dos itens que diferencia as três categorias, “crianza”, “reserva” e “gran reserva”, é o tempo a mais em garrafa, é quase como se os “crianza” viraram “reserva”, e estes se tornaram “gran reserva”. Não é bem assim, mas a onda dos riojas é tão bem-vinda que me atrevo a dar um empurrãozinho.


Leia mais em:

http://www.valor.com.br/cultura/3661780/rioja-2014-apanhado-dos-produtores-1#ixzz3B2TkUB4L

Tags: